14.6.05

purple rain





Normalmente sou alérgica a esta cor...mas...quando as árvores choram desta maneira...adoro!

3 comentários:

Zé Maria disse...

Desde que os Jacarnadás floriram que ando com a ideia de falar disso no blog. Felizmente que captaste a coisa à la Ana Ventura. Adoro estas árvores. Sabes que floram todas ao mesmo tempo, em função do tamanho do dia, num determinado dia do final de Maio?
Beijinhos.
ZM

Anónimo disse...

e é sempre nesta altura que as ruas, esquinas desta cidade se enchem de uma côr e cheiro diferente:sei que são Jacarandás, uma das poucas árvores a ter o mesmo nome em todos os idiomas. As de Faro e de todo o Algarve, e estas de Lisboa são da espécie Jacaranda Mimosaefolia. “Mimosifolia” devido às semelhanças existentes entre as suas folhas e as da Acácia Mimosa.Os frutos são umas cápsulas esverdeadas, castanho claro, quando secas, de cerca de 5 a 8 centímetros de comprimento, por outro tanto de largura. Lembram castanholas, mas quando amadurecem e se entreabrem, compreende-se porque é que em francês estas árvores também têm o nome de “Arbre à huîtres”, árvore das ostras. Se bem que os Jacarandás floresçam em muitas cidades do Hemisfério Sul, há duas que disputam o título de “Jacaranda-City” : Pretória, na Africa do Sul e Grafton na Austrália (pesquisa na net sobre jacarandás- naturlink)

dona chita disse...

Linda imagem! Me lembrei da "sakurá" árvore típica do Japão, a cor é muito diferente, mas o efeito na alma é parecido :)
bjs