10.6.05

"dressing up nature"







Perdidos de Amor . 2004
Instalação (tecido impermeável, linhas de coser, elástico de rolinho vermelho, fio de cobre revestido a plástico, esferovite e desperdício de fibra) I Dimensões variáveis I Confecção dos bonecos: Cristina Barradas I Execução dos bordados: Bordadeiras da Aliança Artesanal (Cristina Lopes, Maria Adosinda Gomes e Maria Alice Caldas Augusto)


"Dressing up Nature" - Uma exposição colectiva site-specific que esteve patente no ano passado (entre Julho e Setembro) no parque do Monteiro Mor/ Museu do Traje de Lisboa. Esta foi a minha participação. Aqui fica uma sinopse:
O espaço romântico do parque do Monteiro Mor repleto de árvores gigantes, flores e de extensos prados é por excelência o local ideal para se namorar e trocar juras de amor...
O trabalho apresentado no jardim do Museu do Traje e da Moda teve como base os lenços de namorados, também conhecidos como lenços de amor ou marcados. Trata-se de uma tradição popular minhota que vem desde o século XVIII, na qual as raparigas em idade “casadoira” bordam lenços com desenhos e quadras de amor para os seus amados. Estes, ao receberem o lenço, assumem o compromisso se o colocarem em roda do pescoço ou no bolso do casaco domingueiro; caso contrário, devolvem-no. O lenço, e sobretudo o seu uso pelo elemento masculino, assume assim o papel de símbolo visível do enlace, ritualizando a assumpção do compromisso perante o mundo, tornando-se a prova material das juras de amor trocadas - esse espaço da partilha e do encontro das emoções tão verdadeira e ingenuamente bordadas com arte no branco do tecido. Mãos que desenham e criam com linhas de cor as frases simples das promessas de amor.
A partir desta ideia e tirando partido das já existentes namoradeiras – bancos inseridos na arquitectura do jardim – procurei entrelaçar e entretecer delicadamente dois universos: o do traje e o da natureza (ideia base do projecto lançado por Carla Rebelo). É assim que surge este conjunto de 3 casais de namorados, feitos em tecido impermeável, bordados à mão (Fica aqui mais uma vez o meu agradecimento à Aliança Artesanal e a todas as bordadeiras que fizeram este excelente trabalho.) à escala natural, cada um a namorar em diferentes pontos estratégicos deste espaço verde: no roseiral, num prado e numa das árvores.
Assumindo-se o corpo como o espaço do compromisso e da partilha, é no corpo destas personagens que se encontram bordados alguns símbolos característicos dos lenços de amor como a pomba, o coração, as flores e os pássaros. Elaborados como se de tatuagens se tratassem, uma vez que as tatuagens são “uma forma de comunicação não verbal que oferece informação instantânea (...) Um elemento erótico, para informar a preferência sexual de quem as exibe e provocar resposta de eventuais parceiros, ou por casais interessados em celebrar amor eterno”.[1], as juras surgem assim escritas na pele, trocadas no enlaçar dos corpos e no rumor das conversas tecidas em fim-de-tarde.
[1] In www.sonoo.com.br/tatuagens.html
Para todos os que estiverem interessados em saber mais sobre este projecto/ exposição fica aqui uma sugestão: Projecto Bloom: um projecto sobre jardins e arte efémera que irá decorrer em Julho no edifício das Oficinas a Vapor da Fábrica da Pólvora de Barcarena. Além das actividades e intervenções vão decorrer seminários (um deles sobre o "Dressing up Nature" - informação disponível no site: em seminários). O calendário está disponível nas informações.
Foi no ano passado que conheci a Ervilha Cor de Rosa, quando, a propósito do "Dressing up Nature", fiz uma pesquisa no Google e fui parar aqui. Agora estou por aqui graças à Rosa! Foi assim que tudo começou! (Obrigada Rosa!)

6 comentários:

Anónimo disse...

They look beautiful. I wish I understood portuguese, I'm a curios person :)

Ana disse...

Estão espectaculares, devem ter dado um trabalhão, mas ficaram lindos, lindos!

Anónimo disse...

Adoro estas três peças, estive para ir ver a exposição, mas...
Também agradeço à Rosa então, por estares aqui.
Sandra Pereira

Ana Rita disse...

Adorei os perdidos que estão entrelaçados! :) Tenho uma queda especial pelos lenços de namorados porque o meu E. ofereceu-me um... gostava tanto de ter ido à exposição..

VerDesperto disse...

Adorei esta sequência de bonecos de amor. Tens aqui um excelente trabalho neste blog. :)

Anónimo disse...

Obrigada pela sugestão Bloom. Eu tenho um fraquinho por arte efémera... conheces o trabalho do Andy Goldsworthy? Cativou-me desde a primeira vez que peguei num dos livros dele, nem eu sabia que tal arte existia. Vocês os artistas lembram-se de cada coisa! Vocês os artistas tornam a nossa vida melhor.

PS- a tua 3ª imagem vem dar corpo a algo que eu há muito tempo chamo de "abraços enroladinhos". Que bonito vê-los assim!