20.5.06

veggie gurus


hossomaki


goma no horenzo

Estes foram alguns dos pratos que eu, mais uma equipa de 7 pessoas, aprendemos a cozinhar num workshop de cozinha japonesa vegetariana realizado pela empresa veggie gurus. Tudo começou às 11h num local fantástico que normalmente é utilizado para a prática de yoga - O novo espaço da Casa Vinyasa - Rua da Trindade 30 - 3º Dto. em Lisboa. Na cozinha desta casa com vista para o nosso rio alfacinha estava tudo a postos para dar inicio ao workshop. Uma mesa comprida repleta de alimentos (já lavados e biológicos) esperava a nossa acção

Numa outra bancada viviam uma série de condimentos importantes para a realização deste tipo de culinária: Shoyu, vinagre de arroz, mirin, tahin, saké, város tipos de algas e shari (arroz japonês).

A equipa dos oito iniciados dividiu-se em 2 grupos de 4. Enquanto uns cortavam precisa e minuciosamente os vegetais e frutos com facas e facalhões de impor respeito, outros preparavam um molho especial de sésamo que serviria mais tarde para cobrir um delicioso rolo espinafres.

Bom...Durante 3 horas (sempre com água na boca) cortamos, enrolamos, descascámos, fritámos, salpicámos, cozemos, lavámos, decorámos...cozinhámos sempre em conjunto, todos nós fazíamos um pouco de tudo. Nada melhor como experimentar e participar para se aprender todas as técnicas e truques desta gostosa arte. Felizmente que, à medida que decorria a elaboração do alomoço, alguns rolos de uramaki e de hossomaki (ver imagem em cima) não correram tão bem como esperámos, o que nos possibilitou petiscar aqui e ali. O combinado era comer os "defeituosos" :) e assim fomos aconchegando a barriga que não parava de dar horas.


uramaki

No final pudemos degustar tudo o que tinhamos preparado com tanto carinho e animação. Uma tarde fantástica que me preencheu todos os sentidos...cores, texturas e sabores...hum! Obrigada Ricardo e Martin, adorei!

Aqui fica um
slide show.

Para quem estiver interessado em passar por uma experiência destas, no próximo dia 27 de Maio irá haver uma repetição deste workshop. Aqui fica o contacto:

Inscrições limitadas: 8 pessoas
Rua da Trindade 30 - 3º dto em Lisboa,
Contactos: 96 0135461 – 91 6284543

5 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isso me é muito familiar. A alimentação macrobiótica, que é a minha, é japonesa de origem... :)

Nham, nham!

mica cabral disse...

que engraçado. tive para participar...

dona chita disse...

Uau! Que delícia!!
Eu amo comida japonesa! Achei esta tua tarde perfeita em todos os sentidos. E as cores e formas desta comida dão asas à criatividade não é?
bjs,
gil

Mónica Calvo disse...

oohhhh it all looks soooo goood!!! now I´m getting hungry!!!! :D

L'enfant Terrible disse...

Parece-me que vou entrar nessa :)

http://comavegetariano.blogspot.com