17.11.06

aulas pré-parto

Comecei hoje as aulas de pré-parto no Hospital D. Estefânia. Considero muito importante para todas as pré-mães e pré-pais poderem passar por esta aprendizagem. Apesar de existir uma série de livros que falam sobre o assunto, nada melhor que poder simular e descobrir as nossas necessidades com o apoio de um fisioterapeuta especializado no assunto. Serve para tirarmos duvidas, para estarmos mais bem preparados para o grande dia, fazer desaparecer medos, partilhar experiências e acontecimentos com os outros 13 futuros pais e mães e além disso para sabermos como devemos tratar do nosso filho após o seu nascimento.
Gostei muito e aconselho a experiência para todos os futuros pais, especialmente quando se trata de uma primeira vez.
.....................................
Eu por aqui. Thanks Sidsel e também por , Obrigada Sofia.

11 comentários:

Oficinas Ranha disse...

Eu também fiz preparação para o parto, mas nas Mamãs e Companhia, com as fisioterapeutas que dão a mesma formação na Maternidade Alfredo da Costa. Sentia-me bem informada porque lia bastante sobre o assunto e porque a minha irmanita é enfermeira na área. E contudo, adorei o curso, aconselho a todas as mães (e pais), é óptimo para esclarecer dúvidas e aprender a encarar o parto com naturalidade.
Decerto que tens muita gente com quem falar, mas se te apetecer perguntar algo a quem não conheces muito bem, estás à vontade. Eu nunca tive muito medo do parto, mas pouco tempo antes da hora vieram-me algumas ansiedades...
Muitos beijinhos, Rita

PS - É verdade, sempre vais fazer a exposição das papelsonagens em tamanho grandalhão...???

Elsa Castelo disse...

A preparação pre parto, pelo facto, por um lado, de se partilharem experiências e, por outro, de se treinarem técnicas de respiração, tem também a virtualidade de ser relaxante.
Apesar de ter participado no curso, a Matilde acabou por ter de nascer por cesariana.
Mas apesar desta reviravolta nos meus planos iniciais, contra o que seria de esperar, durante a cesariana, as técnicas de respiração que aprendi foram de grande utilidade e extremamente eficazes para me auto-relaxar.

Luciana disse...

Adoro este blog! Digo com atraso mas digo!:))

Aulas? Hummm... acho que vou querer ter algumas mais adiante! Ando tão preguiçosa... :)

papel químico disse...

se estivermos preparadas, o parto pode ser uma coisa maravilhosa. o meu foi.
bons preparativos : )

sonia disse...

aqui nem sabes por onde escolher de tanto curso para pre-mamas. de ioga ao parto sem dor. eu das duas vezes fiz o classico e para alem de gostar fez-me muito jeito. ambos os partos naturais e sem epidural, se nao fosse o saber identificar as diferentes constracoes e adaptar a respiracao teria sido mais complicado.

tambem e importante para os papas, aprendem a massajar e nao se sentem tao impotentes na hora.

eles podem assistir ao parto por ai? aqui ate nas cesarianas podem, mas a maior parte das criancinhas nasce em casa!

jinhos e qual e a dat prevista mesmo?

Rita disse...

Isto da "Preparação para o parto" ou "Aulas pré-parto" tem muito que se lhe diga...
Em Portugal ainda não há muitas alternativas, ao contrário do que a Sónia fala da Holanda.
E além do mais, a grande maioria das ditas aulas, não aposta numa vredadeira e abrangente educação para o parto e maternidade.
As respirações são sempre muito bem vindas, assim como alguns movimentos relaxantes e aliviantes de dores de costas.
Mas à parte disso, não há uma aposta na vivência do parto em pleno, de uma preparação para aquilo que é e sempre será um ritual de passagem importantíssimo, um acontecimento emocional marcante e cheio de amor, como é um parto.
Outra situação que assisto muitas vezes é a formação demasiado "técnica" dos fisioterapeutas, que não lhes permite ver a gravidez e o parto como actos totalmente naturais e fisiológicos bastante mais relacionado com factores emocionais do que físicos!- preparam demasiado as pessoas para a patologia, para o que pode acontecer de mal, em vez de prepararem para o bem-estar e para aquilo que é tão natural como respirarmos.
Ensinam a mãe a fazer "assim ou assado" em vez de aprenderem com a mãe o que ela tem a dizer e está a sentir no seu próprio corpo.
Não quero de maneira nenhuma desmerecer qualquer tipo de trabalho, até porque acho que é sempre preferível uma "má preparação" do que não haver qualquer tipo de trabalho feito durante a gravidez com vista a um bom parto!!
Mas falo-vos da minha experiência de mãe(x4), doula e também eu "preparadora para o parto".
É bom que as pessoas saibam que há alternativas e que passem a ser mais exigentes no tipo de serviço que escolhem, para que, tal como na Holanda, haja uma efectiva e real possibilidade de escolha, de acordo com aquilo que cada casal deseja para o nascimento do seu filho!

Tubo de bom para ti Ana - desejo-te um belíssima gravidez e um parto mais maravilhoso ainda!
:)
Rita

carlag disse...

Olá,

Eu tb. fiz preparação para o parto com uma enfermeira da Mac. Ajudou-me no sentido de aprender a respirar e aplicar a respiração aos estágios da dor. Em mais de 12 horas em trabalho de parto ajudou-me muito, mas há imprevistos que não controlamos e não estão nas nossas mãos, como foi o meu caso.
Li muito durante a gravidez, tenho vários livros sobre o tema, mas o que tenho vindo a sentir é que nem tudo o que vem nos livros se aplica. Então em relação ao bebé...Só mesmo nos momentos é que sabemos como agir, muitas das vezes é mesmo por "feeling".
Continuação de boa gravidez!
Tive o meu filho onde andas a tirar o curso e adorei!

Um beijinho

Anónimo disse...

olá, vim cá ter por acaso, e queria partilhar contigo o seguinte: também tive aulas na estefânia, com a terapeuta susana (é a tua?). achei fabuloso e muito importante o que lá é dito e se tivesse o filho no publico, era para lá que ia, de certeza. são excepcionais e basta dizer que a estefânia é especializada em crianças.
bjocas e vou continuar por aqui, pode ser?

filipa disse...

Eu também vou começar as aulas PPP na segunda feira no Hospital D. Estefânia, estou ansiosa.

Francisca Menezes disse...

Eu realizei o meu curso no Centro de Pre e Pos Parto em entrecampos, adorei o curso, senti.me preparadissima! Já era o segundo filho e o meu segundo curso, fiquei bastante esclarecida. São apenas 5 grávidas por curso o que torna o curso bastante personalizado. Gostei muito e aconselho. Aproveito para divulgar o site:
WWW.preeposparto.com
Francisca Menezes

Cisita disse...

Olá,
Encontrei este blog porque ando à procura de informações sobre o curso de prepação para o parto na Estefânia. É grátis? Tenho de estar lá a ser seguida?
Podem responder-me para cisbelia.vicente@gmail.com