20.6.07

5 meses





Para sinalizar os cinco meses, resolvi fazer a primeira sopa com a preciosa ajuda desta máquina. Cenoura com batata e uma colher de café de azeite, tudo biológico, cozido ao vapor. Uma experiência e tanto. Algumas caretas misturadas com sorrisos. Depois de 3 quartos de hora para dar um pouco de sopa fiquei com a sensação de que entrou mais ar que alimento. A vontade de agarrar na colher e brincar era muita. Resultado, no final da refeição já havia sopa no nariz, nos olhos, no pescoço... De seguida mudei-lhe a roupa e dei-lhe um pouco do meu leite. Amanhã não repito para não criar hábito. Ficamos só pela sopa.

28 comentários:

Anónimo disse...

:D Linda figura! Beijos

Anónimo disse...

sopa por todo o lado :)
Beijinhos

Anónimo disse...

O rapaz comemora cinco mesinhos e pimba, dão-lhe sopa. Como ele deve achar que é muito novinho para começar a "levar sopa", não foi de modas, iniciou o processo de distribuição de tão precioso alimento por tudo o que o rodeia. Isto é que é um neto altruista.
Beijos do AvôMica

Anónimo disse...

+ uma etapa a começar ...

Anónimo disse...

Aiii, que me dá uma coisa de tanto amor.
Que lindo!
Ai esses olhos.
Ai ele todo pintalgado de laranja.
LINDO!
sANDRA pEREIRA

Anónimo disse...

lindissimo! estos ojos! que grandes! y la cara sucia! preciosa!
el tiene buena suerte. eres una madre fabuloso!

Unknown disse...

Ena, que grande que ele está :)

(não creio que faça mal algum completares a refeição com o teu leite quando achares que precisa. Eu fi-lo com a E. e faço-o com a A. sem problema nenhum)

Ana Pacheco disse...

Olá Ana! Também concordo que não te devas inibir em completar a refeição com o teu leite. Por outro lado, usei um truque com a Teresa, porque ela também nunca foi muito fã de sopa: dava-lhe a chucha e no momento em que a tirava, dava-lhe logo uma colher de sopa e logo a chucha outra vez. Assim conseguia não forçar a entrada da colher. Usei esta estratégia nos primeiros dias. Hoje que ela já tem 9 meses, já não preciso de recorrer à chucha, mas continua a precisar de estar bastante distraída com molas da roupa ou legos para ir abrindo a boca :)

Umbigo disse...

huummm, a sopa tem um ar apetitoso. e frutinha já provou? podes sp completar a refeição com a frutinha. boa sorte!
(está tão giro, tem uns olhos super vivos!)

Reticências... disse...

Amamentei exclusivamente até aos 6 meses e só aí comecei a dar sopa ao T....mas sempre que queria dáva-lhe leite a seguir...hoje com quase 10 meses (e ainda a mamar) já se sente satisfeito com a sopa e a fruta!!

sara carvalho disse...

O Gaspar está lindo. A I, já tem 11 meses e a seguir da sopa e fruta ainda bebe leitinho. Faz o que achares que é melhor para ele, confia nos teus instintos de mãe! : ) Bjos

sonia disse...

O meu filho tb começou a comer sopa aos 5 meses, e continou a mamar. Em vez da batata, faço com batata doce, que é mais rica em cálcio e fibra do que a batata. E eles gostam pq torna a sopa mais doce e saborosa. O Gaspar é um bébé lindo. Felicidades.

Vera Espinha disse...

Eu iniciei primeiro as papas antes das sopas (cada pediatra é diferente!), mas nessa fase, o que entrava pela boca não chegava e fiz o mesmo, dáva-lhe do meu leite. Quem é que quer ver o filho com fome?! ninguém!
O bom senso de mãe é sem dúvida a melhor receita!

Para se habituar à colher mais fácilmente, uns dias antes de iniciar os sólidos, comecei a dar-lhe a colher para a conhecer e explorar e durante a refeição, ela tinha uma e eu com outra igual dáva-lhe a refeição, talvez por isso, não sei… começou a comer sozinha muito cedo.

Anónimo disse...

tão lindo ele, com estes olhos tão espertos e cheio de sopa por toda a parte :)

zeliaevora disse...

:D É fantastica essa foto!
"mãe sofre" mas gostamos:)

Supertatas disse...

a foto é linda linda linda :')

Anónimo disse...

Concordo com o que foi dito, pois faço o mesmo com o J de 6 meses e já o fazia com o N (tem agora 5 anos). Se bem que só foi preciso terminar com a mama nos 1ºs dois dias. Já come puré há uma semana e é como se nunca tivesse feito outra coisa. Acho preferível terminar uma refeição satisfeito (com a mama) do que associar o puré de legumes ao desconforto da fome.
Felicidades

Unknown disse...

Eu também tive indicação do pediatra para nos primeiros tempos completar a refeição de sopa ou papa com leite materno. Mas decidi escrever por outro motivo, ou melhor, para dar uma ideia. Quando era para dar a primeira refeição, lembrámo-nos de comprar uma colher na farmácia e venderam-nos uma espectacular, com a conchinha em silicone... Ainda hoje gostamos de a usar... como não é duro, não estranham tanto e não os magoa quando estão a nascer dentolas... Só uma ideia, por ter reparado na foto... aconselho a qualquer pessoa! Beijinhos, Rita

Filipa Pereira disse...

Olá. Que bebé tão lindo! Também tenho um bebé com cinco meses e meio que está a ser só amamentado.Estou desejosa de ver que figura o meu filhote vai fazer quando começar a introduzir os novos alimentos.Quanto a completares a refeição com o teu leite, acho uma optima ideia, pois sou apologista da amamentação até ao máximo de tempo que se puder dar.Um beijinho ao Gaspar que é dos bebés mais expressivos que eu já vi.Muitos parabéns :)

1gota disse...

Olá!

Onde compraste essa máquina? (foi online?)
Estás satisfeita com ela?

Também quero comprar... Para já estou inclinada p/ a BabyCook da Beaba. Vi a da Chicco e tem alguns promenores que não gostei.
Mas não conhecia esta....
(qd voltares de férias diz alguma coisa, pode ser que eu ainda não tenha comprado! 1gotinha@gmail.com)

Anónimo disse...

meu deus que cor mais linda essa sopa. de certeza que tem todas as vitaminas.
bom apetite!

Anónimo disse...

Como diria o Eça, esse Gaspar está de apetite!

Anónimo disse...

oi ana, como estah lindo seu rapazito!!! :):) a minha já estah com 8 meses e comendo de tudo. Todas as papinhas...e ainda mamando.
é uma felicidade! um beijo pra vc e tudo de bom pra familia.

Sara lechner disse...

i think i know this scene!! the carrot war! he's sooooo cute!!!!

i wanted to thank you for the wonderful picture i received! i'm not working on my blog yet because i just arrived from the holidays and i must give a workshop this week... i'm in stress!! :-(

this was a wonderful swap! thanks again and beijinhos!
sara

Anónimo disse...

That's a great photo.

Anónimo disse...

EH LÁ!
Quando eles começam a transbordar é porque já estão cheios!

Anónimo disse...

olá mamãs,

o meu bébé Gugas tem 4 meses e meio já come sopinha, fruta e de seguida como não poderia faltar, maminha!
Mas gostava de vos falar das maravilhas que faz a "bebedelice", faz tudo em 11min, juntamente com os produtos biologicos ele come as sopas e pede mais!

Anónimo disse...

Olá Desde já parabens pelo blog e pelo menino fofinho!
Estava a pensar comprar a B´bedelice mas tenho algumas uvidas,nomeadamente a cerca da capacidade (ml) do deposito para colocar os legumes a cozer. Era possivel dar-me um feedback acerca desta maquina? o meu mail é anafilipa7@hotmail.com.
Ficaria muito agradecida.
BJ