8.9.05

João Abel Manta








[Obrigada a todos pelas informações. O painel já está identificado. É da autoria de João Abel Manta - Filho de Abel Manta]

Ontem vi este fantástico painel na escola primária nº. 110 de Benfica. Fiquei deliciada com estas figuras. Andei à procura da assinatura do autor mas não descobri. Ainda perguntei a uma das professoras da Escola...mas não fazia a ideia...Vim para casa e tentei encontrar alguma informação...e nada... Alguém me sabe dizer de quem são estes painéis de azulejos? Devem datar mais ou menos de 1950. Serão da autoria de Maria Keil?
O autor é João Abel Manta (obrigada)
Entretanto voaram mais umas borboletas até à Holanda. Ficaram lindas em casa da Sónia.

11 comentários:

ana disse...

Realmente são lindissimos... lembraram-me o jogo da glória... os desenhos do tabuleiro... ;)

rosa disse...

Um ESPANTO! Amanhã ponho um link para aqui a ver se aparece alguém que saiba. Que descoberta magnífica :)

patricia lima disse...

tão lindos!

débora Figueiredo disse...

O autor é Abel Manta e são de 1959. Já os tinha visto aos bocadinhos no livro Azulejaria de Lisboa do séc.XX (acho que é este o título e não me lembro da editora). Lá aparecem fotografias de pormenores, assim todo inteiro ainda é mais bonito:)

emorbita disse...

se não me engano tb é dele o painel que está na escola primária ao lado da igreja de s. joão de brito em alvalade...

sonia disse...

que maravilha ana! tao bonito! antigamente os projectos das escolinhas tinham pes e cabeca em termos de funcionalidade e iluminacao e recebiam pormenores destes!

Anónimo disse...

Que engraçado! Eu andei nessa escola... e tenho a sensação de que havia mais um painel no outro bloco...

amnésia disse...

só para baralhar esta identificação mais um pouco. Há 2 abel Manta, o pai e o filho. O pai é conhecido por Abel Manta e o filho por João Abel Manta, em 1959 estavam os 2 vivos (o pai morreu em 1982), tenho quase, quase a certeza que o painel é do filho (que ainda é vivo)João Abel Manta

JNP disse...

Não creio que sejam do filho. Nada no painel se conforma, aliás, com a obra conhecida de nenhum dos dois...
Mas prometo tirar a limpo. Conheci (ia dizer conheço!) os dois e, ainda a filha/neta que é minha amiga).
Deixo deles um esboço fugaz e, portanto, incompetente:

Um, Abel Manta (1888-1982), foi um importante pintor do século XX, um Cézanne português, para ser esquemático.

O outro, filho deste, João Abel Manta (1928-) um excelente arquitecto, co-autor da arquitectura da Infante Santo, caricaturista maior da nossa praça e pintor.

Anónimo disse...

Clementina Carneiro de Moura é o nome daquela com quem Abel Manta casou. ele é natural da minha zona, nascido em gouveia, distrito da guarda. em sua honra foi inangurado um museu com o seu nome na sua terra natal.

Anónimo disse...

As fotografias do painel de azulejos que apresenta são, quase de certeza, de Maria Keil do Amaral, pela Linguagem e traço... Mas não os conhecia... se me conseguir dizer o nome da rua talvez consiga ser precisa quanto á autoria do mesmo... (Ana Carvalho)