8.9.05

João Abel Manta








[Obrigada a todos pelas informações. O painel já está identificado. É da autoria de João Abel Manta - Filho de Abel Manta]

Ontem vi este fantástico painel na escola primária nº. 110 de Benfica. Fiquei deliciada com estas figuras. Andei à procura da assinatura do autor mas não descobri. Ainda perguntei a uma das professoras da Escola...mas não fazia a ideia...Vim para casa e tentei encontrar alguma informação...e nada... Alguém me sabe dizer de quem são estes painéis de azulejos? Devem datar mais ou menos de 1950. Serão da autoria de Maria Keil?
O autor é João Abel Manta (obrigada)
Entretanto voaram mais umas borboletas até à Holanda. Ficaram lindas em casa da Sónia.

9 comentários:

Anónimo disse...

Realmente são lindissimos... lembraram-me o jogo da glória... os desenhos do tabuleiro... ;)

Anónimo disse...

Um ESPANTO! Amanhã ponho um link para aqui a ver se aparece alguém que saiba. Que descoberta magnífica :)

patricia lima disse...

tão lindos!

Anónimo disse...

O autor é Abel Manta e são de 1959. Já os tinha visto aos bocadinhos no livro Azulejaria de Lisboa do séc.XX (acho que é este o título e não me lembro da editora). Lá aparecem fotografias de pormenores, assim todo inteiro ainda é mais bonito:)

Anónimo disse...

Que engraçado! Eu andei nessa escola... e tenho a sensação de que havia mais um painel no outro bloco...

Anónimo disse...

só para baralhar esta identificação mais um pouco. Há 2 abel Manta, o pai e o filho. O pai é conhecido por Abel Manta e o filho por João Abel Manta, em 1959 estavam os 2 vivos (o pai morreu em 1982), tenho quase, quase a certeza que o painel é do filho (que ainda é vivo)João Abel Manta

JNP disse...

Não creio que sejam do filho. Nada no painel se conforma, aliás, com a obra conhecida de nenhum dos dois...
Mas prometo tirar a limpo. Conheci (ia dizer conheço!) os dois e, ainda a filha/neta que é minha amiga).
Deixo deles um esboço fugaz e, portanto, incompetente:

Um, Abel Manta (1888-1982), foi um importante pintor do século XX, um Cézanne português, para ser esquemático.

O outro, filho deste, João Abel Manta (1928-) um excelente arquitecto, co-autor da arquitectura da Infante Santo, caricaturista maior da nossa praça e pintor.

Anónimo disse...

Clementina Carneiro de Moura é o nome daquela com quem Abel Manta casou. ele é natural da minha zona, nascido em gouveia, distrito da guarda. em sua honra foi inangurado um museu com o seu nome na sua terra natal.

Anónimo disse...

As fotografias do painel de azulejos que apresenta são, quase de certeza, de Maria Keil do Amaral, pela Linguagem e traço... Mas não os conhecia... se me conseguir dizer o nome da rua talvez consiga ser precisa quanto á autoria do mesmo... (Ana Carvalho)