19.5.06

estórias felizes

Maria e o Som

Maria tinha os olhos grandes e escuros. Tão escuros que as pessoas diziam que tudo para ela era noite. O cabelo ninguém sabia da sua cor e tamanho. Usava sempre, fizesse sol ou chuva, frio ou calor um chapéu com uma fita azul. Não se conhecia data em que o tirasse da cabeça. Havia quem dissesse que não o tirava nem para dormir e que já nascera com ele. Recheava um vestido azul e calçava uns sapatos com sola de cortiça. Afirmava que com a sola de cortiça podia flutuar melhor.

Um dia, vindo de uma aldeia próxima, chegou um rapaz, de nome Tonito, que, ao vê-la tisnada sob o seu chapéu, lhe ofereceu um chapéu novo e insistiu para que o pusesse. Maria disse que o fazia com a condição de ele se casar com ela. Tonito, perplexo, aceitou sem se dar conta.

Na primeira noite Tonito pediu-lhe que cumprisse o prometido. Ela assim fez. Tirou os sapatos de sola de cortiça, alisou o vestido azul com a ponta dos dedos e com as mesmas pontas dos dedos retirou o seu velho chapéu da cabeça. Tonito, aparvasmado, saiu porta fora gritando e batendo a todas as portas da vila contando em gritos mudos o que o espantavilhara. Ninguém o ouvia. Tonito tinha perdido o som. Nada do que fazia emitia som. A sua respiração não se ouvia. Nem mesmo o bater do coração barulhava. Apenas Maria ouvia o som de Tonito."


Daniel.1995

9 comentários:

Anónimo disse...

ana, a silly question, but...do you havea way to view your page translated? :)

there must be a way! or im learning a new language soon! :)

Cristina Troufa disse...

È bonito, os segredos deviam ser todos assim.

Unknown disse...

Realmente... a mudez é o único castigo para quem quer contar um segredo... mas coitadito do Tonito, espero que tenha sido temporário...
Shhhhhhhh...
Rita

Fábia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fábia disse...

"espantavilhara" é muito bom.

Anónimo disse...

bonito texto !!!

helena zália disse...

O texto é lindíssimo! Já o ilustraste? Daria certamente um belo conto ilustrado!
:)

Zé Maria disse...

Raios me partam se eu percebo o que se passou com o Tonito. Detesto contos que não acabam.
Um abraço ao Daniel.
Ele aínda faz disto?
ZM

Anónimo disse...

tão bonito :)